quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

São Luís - Maranhão

Partimos de Belo Horizonte no dia 29 de dezembro para São Luís. Esta capital entrou na rota por imposição dos preços das passagens, mas não podemos reclamar. Apesar das poucas horas disponíveis para explorá-la e do calor, pudemos ver alguma coisa do que oferecia, mas é só uma primeira impressão. Os Sarneys estão por todos os lados. Nomes de ruas, dedicatória escandalosa no painel pintado no aeroporto, nome de bairros, ponte,... Como um todo, não se pode dizer que é uma cidade bonita. Mas as pessoas são atenciosas e educadas e levam suas vidas, apesar do pouco que as administrações públicas fizeram por elas. Ficamos no centro histórico, que se não está bem preservado, consegue pelo menos mostrar que há um esforço para que se mantenha firme. Os grandes casarões com seus azulejos portugueses são o orgulho da cidade, que realmente fazem dela uma paisagem muito particular e bonita. O revestimento externo com azulejos foi uma solução muito engenhosa adotada no século XVIII para refletir o máximo possível da luz do sol e tornar suportável a temperatura no interior dos casarões.

Caminhamos vários quilômetros no centro histórico, com pequenas paradas em algumas igrejas (que além da singela beleza ofereceram preciosas sombras). Pegamos uma visita guiada no Museu do Nhozinho, famoso artesão maranhense que mesmo tendo sofrido por quase toda a vida de uma grave doença que o fez perder as duas pernas e partes dos membros superiores esculpiu belíssimas obras que retratam muito da cultura maranhense. Após duas breves cervejas na Feira da Praia Grande, pegamos nossas bolsas no hotel e seguimos de ônibus para o aeroporto. O ônibus nos deixou a menos de um quilômetro do aeroporto, evitando gastos com taxi.

São Luís tem suas particularidades, mas carece de alguns cuidados que poderiam torná-la mais atraente para os visitantes e interessante para os moradores. As praias não são espetaculares, mas suas conformações permitem o banho. Porém, a não ser que você possa se afastar da cidade, são praticamente todas impróprias para o banho devido à contaminação das águas (o que não impede de serem usadas, principalmente pelos moradores).

Enfim, o dia acabou com a gente no aeroporto aguardando o voo para Belém, marcado para as 01h de 31 de Dezembro.

1. Tive em São Luis em 2013 e as minhas impressões foram bem parecidas com as que você descreveu sobre as praias, os pontos turísticos não tão turísticos, etc...mas tive a chance de experimentar um camarão na "muranga" delicioso! Abraço! Dani.