Hoi An
Esta cidade histórica e litorânea fica bem no centro do país. Imagine Ouro Preto sem os morros e com praia. É claro que não há nada de barroco lá, mas sim construções seculares muito bem preservadas e restauradas. A praia de lá é muito boa, nível de nordeste do Brasil, porém mais limpa. A cidade é muito boa também para se comprar artesanatos e roupas típicas, de excelente qualidade. Se este fosse nosso propósito, teríamos enchido várias malas e ganharíamos uma boa grana revendendo no Brasil. Mas não era. Então, com bicicletas da homestay, um dia íamos a praia, no outro rodávamos pela cidade, em seguida praia de novo. Tiramos um dia para ver duas atrações nas redondezas.
My Son
As ruínas de My Son (não é “meu filho” em inglês, mas algo como “montanha bonita” na língua local e se pronuncia “mi son”) ficam há umas 2 horas de ônibus. É um sítio arqueológico com atividade de preservação e restauração em andamento. O complexo, com mais de 70 construções, foi construído pelo povo Champa entre os séculos 4 e 14. É um dos principais aglomerados de templos hinduístas do sudeste asiático e em 1999 foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
Montanhas de Mármore
As Montanhas de Mármore ficam no próprio município, cerca de 30 minutos do centro, de carro. O entorno está tomado por uma urbanização recente, sem qualquer ligação com a parte histórica. Trata-se de um complexo de templos e mosteiros budistas construídos nas montanhas, ligados entre si por escadas e calçadas de pedra. Há vários pagodes de todos os tamanhos, templos em grandes gretas de pedras e também enormes construções dentro de cavernas. O conjunto é impressionante e há intensa atividade religiosa. Porém, em alguns aspectos a preservação deixa a desejar. E um enorme elevador, tipo aquele famoso de Salvador chega a roubar a cena, dependendo do ângulo em que se avista o conjunto. O turista tem a opção de pagar um pouco a mais para subir de elevador ou subir de escadas, a primeira opção só se justifica para quem realmente tem dificuldade de locomoção.
Tá certo que a foto não ficou muito boa, mas este templo foi feito aproveitando um enorme salão de caverna.
Caros amigos, muito interessante essa aventura. Boa sorte! De muito longe mas acompanhando o blog de perto. Um abraço!
ResponderExcluir