Motos
Não sei ao certo o número de motos em atividade no Vietnam. Ouvi falar de 60 milhões no país (com cerca de 85 milhões de habitantes), ou 4 milhões em HCMC, cidade de 5,5 milhões de pessoas. O fato é que o veículo faz parte da paisagem. Seja em cidades grandes ou pequenas, estradas de terra ou de asfalto, só dá moto. Elas são os temas mais comuns em cartões postais. No conflito contra os Estados Unidos, bicicletas adaptadas eram usadas largamente no transporte de suprimentos, armas e munições por trilhas nas florestas.Uma moto pequena, tipo Honda Bizz leva 5 pessoas. Nós mesmos pegamos uma mototáxi com toda nossa bagagem, ou seja, três adultos e nossas mochilas mais uns bagulhos em uma scooter. Existem veículos de carga adaptados a partir de moto, que chegam a levar cerca de 2 toneladas (estimativa minha). Até um búfalo adulto vivo já foi fotografado na garupa de uma moto em movimento, e virou cartão postal.
Apesar disso, vimos apenas um acidente envolvendo motos. Na estrada, quando passamos vimos duas delas emboladas em baixo de um caminhão. Não soubemos se houve vitimas. Uma consequência disso é que o trânsito nunca engarrafa. Eu não gosto de moto, mas se fosse morar no país, não teria como escapar de ter uma.
Sabe como se atravessa uma rua assim? Não tem mistério. Dê um passo, depois outro, e assim por diante. As motos vão se afastando, freando, corrigindo a rota, igual um rio contorna uma pedra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário