segunda-feira, 7 de maio de 2012

Vietnam - parte 1

Este país que se estabeleceu na marra tem muito mais a oferecer do que cenários de guerra para Rambo  e Braddock. Praias, museus, paisagens, ruinas, história, motos e mais motos. Possui um excelente custo benefício e é muito organizado. Está pronto para receber e é pena que os brasileiros ainda não o descobriram. Vamos nessa! 

Um pouco da História 

O Vietnam é um país pequeno, até meio difícil de achar no mapa mundi. Porém, sua posição, cercando todo o leste da Indochina sempre fez dele uma área de interesse. 

Antes de 938 o Vietnam era dominado pelas dinastias chinesas. Neste ano conseguiu na força sua emancipação. Nessa época o delta do Rio Mekong não era parte do país. Até o início do século XIX prevalecia um sistema de organização meio feudal. A França obteve o domínio do país aos poucos, com o uso de missões católicas, conquistas esporádicas aqui e ali, fomento de milícias e disputas de terra. Por fim, em 1858 o Vietnam estava convertido em mais uma colônia francesa. Porém esta ocupação nunca teve longos períodos de tranquilidade e na década de 40 do século XX surgiu o Viet Minh, exército de libertação que buscava a independência da França, liderado por Ho Chi Minh. 

Durante a Segunda Guerra o Japão dominou a colônia. Mas no desenvolvimento do conflito a guerrilha vietnamita teve muito sucesso e conseguiu expulsar os japoneses de vastas regiões, principalmente no norte. Aproveitando o embalo, terminada a Segunda Guerra o país se declarou independente. A França, humilhada no conflito a princípio aceitou, mas menos de 2 anos depois já atacava o país tentando reaver a colônia. Esta guerra de independência durou 8 anos e a França, mesmo patrocinada abertamente pelos Estados Unidos, que chegaram a bancar 70% dos custos anuais do conflito foi obrigada a reconhecer a Independência em 1954. O país ficou dividido em 2: Vietnam do Norte e Vietnam do Sul. O primeiro apoiado pela União Soviética e o Sul pelos Estados Unidos. Era uma situação que não tinha como durar e mais cedo ou mais tarde um dos lados iria tentar anexar o outro. Estava marcada para 1956 uma eleição onde se decidiria se os países se juntariam ou não. Mas devido às tensões que não foram controladas, a consulta popular nunca aconteceu. 

O Vietnam do Norte tinha em sua liderança nada menos que um dos maiores líderes estrategistas do século XX, Ho Chi Minh, que armou e inspirou seu exército e foi para cima do Sul para unificar o país. Ho inspirou também boa parte da população do sul, que sonhava em ver o país unido novamente. O Sul, que tinha maior presença ocidental e onde a influência francesa foi mais forte, contava com o apoio dos Estados Unidos. 

Em 1960, surge no sul a frente de Libertação Sul Vietnamita, os Vietcongues, contrária ao sistema capitalista e pró reunificação. O Norte, que de bobo não tinha nada, apoiou a iniciativa e estava iniciada a Guerra. No início do conflito os Estados Unidos apoiavam apenas com armas, inteligência e suprimentos. Mas logo viram que não seria suficiente, pois os comunistas estavam muito mais motivados e determinados no conflito. Em 1965 os Estados Unidos usando uma desculpa de que os Vietcongues haviam atacado um de seus navios, entram de cabeça na região para se afundarem até o pescoço na lama do Mekong. A estratégia do Norte era o uso intenso de práticas de guerrilha, nas quais Ho Chi Minh era mestre, além de sempre manter a população solidária ao movimento. A dos Estados Unidos, na quase total ausência de alvos militares para serem destruídos, era explodir tudo que estava de pé, queimar e desfolhar florestas para expor os Vietcongues e assim pressionar os nortistas. Chegaram a manter mais de 500 mil soldados no Vietnam e mais de 6 milhões foram enviados ao todo para o conflito.

"Nós aprendemos que os B52 são usados ​​para bombardear alvos muito grandes ou complexos militares de dezenas de quilômetros quadrados. Tais alvos não existem no Vietnam. Eu entendo que os bombardeios com B52 em áreas densamente povoadas é para matar mais e mais pessoas para gerar pressão." Bernasconi Luis Henry, Tenente-Coronel americano.

Os Estados Unidos contava ainda com o apoio de um cordão de puxa-saco: tropas Australianas, Sul Coreanas, Tailandesas e Neozelandesas. Os números do conflito são apavorantes. Os Estados unidos perderam cerca de 58 mil combatentes e mais de 300 mil foram feridos e tiveram que ser removidos. O Vietnam perdeu cerca de 3 milhões de vidas e o país foi completamente destruído. Outros 2 milhões de cambojanos e laocianos também morreram, pagando o preço por fazer fronteira com o teimoso Vietnam.

Carta enviada ao Primeiro Ministro do Japão, por um cidadão japonês que ateou fogo ao próprio corpo como protesto contra a Guerra dos Estados Unidos no Vietnam, dizendo que enquanto os EUA alegavam estar protegendo os Vietnamitas do Sul, os hospitais estavam cheios de civis e crianças, além dos mortos e da destruição de plantações. 

Ainda hoje nascem crianças com deformações físicas graves devido aos efeitos das armas químicas usadas pelos Estados Unidos. 

Relato de Goro Nakamura, jornalista fotógrafo japonês que cobriu a guerra e seu legado, a respeito dos efeitos do agente laranja, arma química usada pelos EUA no Vietam. 

Contudo, em 1973 os americanos foram expulsos pelos Vietcongues e na retirada bilhões de dólares em equipamentos foram destruídos para não ficarem na posse do inimigo. Dois anos depois o conflito se encerra com a vitória total do Norte sobre o Sul e em 1976 o país é reunificado.

Parte do armamento americano capturado ou deixado para trás na sua retirada do Vietnam, hoje exposto em museus.

Condecorações de um sargento americano doada ao povo vietnamita com um pedido de desculpas. "I was wrong. I'm sorry", William Brown, SGT.

Em 1979 o Vietnam invade e domina o Camboja e põe fim ao massacre que estava em curso naquele país sob o comando do Khmer Vermelho, salvando talvez milhões de vidas (cerca dois milhões já haviam morrido sob o comando do Khmer Vermelho). Pra quem expulsou franceses e norte americanos, dominar o Camboja em frangalhos era um passeio. Desde então o Vietnam se reconstruiu e na década de 90 fizeram as pazes com os Estados Unidos, pondo fim a um embargo econômico que travava o país. Se manteve comunista e hoje desfruta de uma boa condição socioeconômica. Projeta para 2020 estar classificado como um país industrializado.

Um comentário:

  1. Ler o blog de vcs ta aumentando a beça meu conhecimento sobre o mundo... Valeu!!

    ResponderExcluir