quinta-feira, 7 de junho de 2012

Vietnam - parte 8

Ha Long Bay 

A leste de Hanoi, a costa Vietnamita hospeda uma das 7 Maravilhas Naturais do Planeta. A rocha calcária, predominante na região, ao ter sua superfície erodida, deixa “cabeças” de rocha para trás. Aqui estas cabeças costumam ter dezenas e até centenas de metros. Em Ha Long Bay, o mar envolveu centenas destas formações, gerando ilhas pitorescas. Em algumas delas foram identificadas cavernas enormes e em outras pequenas praias se formaram. 


Barco 

Nos ingressamos em um grupo de dois dias de passeio. Passamos a noite no próprio barco. Conhecemos pessoas muito interessantes que nos deram ótimas dicas e explicações sobre a Europa, como dois amigos alemães e uma espanhola que também estava em viagem de volta ao mundo. 

As paisagens são realmente deslumbrantes. Numa das “cabeças” há uma enorme caverna, onde foram gravadas cenas de um 007. É como uma enorme pedra oca. Em um determinado ponto da baía, existe uma aglomeração de atividades humana e até uma escola flutuante funciona no local. 

Pegamos um barquinho e visitamos a lagoa azul. É algo difícil de explicar. Um conjunto de rochas forma um anel e o centro seria a lagoa. A gente adentra à lagoa por tuneis naturais que ligam a parte externa com a parte de dentro do anel.

Pegamos um caiaque e demos umas voltas pela baía. Ao final do primeiro dia. O barco ancorou e pudemos ficar nadando, em meio ao por do sol. 

Final 

É possível que o Vietnam seja o país que mais sofreu para se consolidar como tal. Inúmeras guerras, vizinhança complicada, colonialismo... Mas é inacreditável como o país se recuperou. O país goza de menos de 20 anos de comércio exterior sem embargos e menos de 30 sem se envolver em conflitos internacionais. Se ver um velhinho de 70 anos na rua, imagine que ele passou quase metade da vida com seu país em guerra, contra Japão, França, EUA e Camboja. Mesmo assim, o território e as pessoas não deixam transparecer a destruição ou o rancor. Sente-se facilmente a atmosfera de progresso. Porém, encontramos pessoas que viram o Vietnam 10 e 20 anos antes e relataram que o clima não era o mesmo. Bom para o povo do Vietnam, que parece ver longe o fantasma das Guerras, principalmente as gerações mais novas. E bom para nós, que encontramos um povo muito saudável, receptivo e com um turismo bastante eficiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário