domingo, 8 de julho de 2012

Índia - parte 11









Forte Vermelho, Agra

Logo depois do Taj Mahal resolvemos ir direto ao forte vermelho. Muito bonito também. Comparável ao Amber Fort. Mas o calor estava demais. Fritávamos ao sol. Com certeza o calor complicou as coisas para a gente na Índia, tornando tudo ainda mais difícil.

Vale a pena deixar a metade ou um dia inteiro para esta atração. Neste forte o ex-imperador Shah Jahan, após ser deposto por um dos seus filhos ficou confinado. Pelo menos pode apreciar o Taj Mahal pelo resto de sua vida. O complexo foi muito eficiente por muito tempo em cumprir o papel a que se propunha. Era uma fortaleza de dificílima invasão, construída com esmero para dificultar ao máximo as investidas dos inimigos e para facilitar a vida dos defensores. Além de eficiente o local é muito bonito e a residência do chefe era extremamente confortável, pelo menos para ele e suas dezenas de mulheres, com piscinas, poços jardins e muito mais.




Médico

Ao longo da viagem temos nos cercado de cuidados para evitar doenças. Antes do início consultamos com um infectologista e tomamos todas as vacinas possíveis. Fizemos seguro e tomamos cuidados inéditos com nossa higiene. Sempre usamos álcool em gel e repelentes de insetos. Andamos com um kit de primeiros socorros e vários remédios em nossa bagagem. Mas nunca se elimina certos riscos e a primeira mazela nos aconteceu justamente na Índia, em Agra. Renilza apresentava sintomas de infecção urinária. Então procuramos o melhor hospital da cidade. Nos disseram que era muito caro, mas não nos importamos porque temos seguro. Justiça seja feita. A limpeza era razoável e o atendimento não demorou. O médico que nos atendeu foi o dono do hospital. A consulta foi ótima. Uma longa entrevista em bom inglês, exames vários e tudo o mais. Ao se deitar para fazer o ultra som, o médico, apenas olhando a postura da Renilza a perguntou se ela frequentemente sentia dores na lombar. Bingo! Ficamos impressionados com esta e outras observações. Talvez seja influência do ayuverdismo. Fato é que algumas horas depois da consulta e exames eles já tinham os resultados e a consulta foi complementada com os devidos medicamentos. Preço total, 134 dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário