sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Reino Unido - parte 2

Um pouco de História

Na Pré-história os celtas ocupavam a Grã-Bretanha, a Irlanda e boa parte da Europa Continental. Eram centenas de grupos independentes entre si compartilhando costumes parecidos. O Stonehenge é uma de suas heranças. O Reino Unido (UK) é formado pela Ilha da Grã-Bretanha mais a Irlanda do Norte, além de várias ilhas mundo afora. Somando tudo a área é menos que meia Minas Gerais. Apesar do tamanho do território, os ingleses sempre deram um jeito de estar no centro dos acontecimentos.

Em 43 d.c. Roma domina a ilha. Ficam uns 400 anos e a abandonam. Dava um trabalhão ficar brigando com as tribos celtas enquanto o Império declinava. Entre os séculos 8 e 11 os dinamarqueses farrearam por lá. Apesar de excelentes guerreiros e ótimos navegantes, tinham dificuldades em se organizarem em uma liderança única que pudesse dominar toda a ilha. Em 1066 a ilha foi conquistada pelos normandos, que instalaram o feudalismo.

A Escócia por muito tempo foi a carne de pescoço da ilha. Os ingleses tiveram muito trabalho, durante séculos para conquistá-los e quando conseguia nunca era fácil manter o controle. Hoje a Escócia é uma das nações que formam o UK. Já a Irlanda... a cerca de 1000 anos os Ingleses se declararam donos da Ilha. Resultado, quase mil anos de peleja entre os dois. Quando os Ingleses se tornaram protestantes, expulsaram uma boa parte da população católica do norte da ilha e distribuiu para colonos britânicos protestantes. Hoje a ilha da Irlanda é dividida entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte, onde até há alguns anos havia um conflito armado.

O inimigo histórico por um bom tempo foi a França. Ingleses e franceses fizeram várias guerras, saíram pelo mundo dominando nações às vezes mais antigas e evoluídas do que eles próprios (exceto em termos militares), como Índia, Vietnam, China e várias nações africanas. Esta prática durou até pouco depois da Segunda Guerra, quando boa parte desses povos conseguiram suas independências. Porém, como os Estados Unidos se tornou a maior potência econômica após 1945, o idioma Inglês e foi a língua que prevaleceu como universal e dificilmente será superada.

No currículo dos ingleses está a vitória final sobre Napoleão, tornando-se assim a maior potência naval no século XIX. O Império Inglês atingiu seu auge após herdar da Alemanha derrotada na Primeira Guerra Mundial suas colônias africanas e as possessões otomanas, em 1921.

Mas apesar dessa força toda, os ingleses passaram os anos pós Primeira Guerra vendo a Alemanha se recuperar das cinzas e se tornar o país mais poderoso do mundo. Na Segunda Guerra a Alemanha dominou praticamente toda a Europa e foi por pouco que não domina também o UK. Mas os ingleses acordaram a tempo e estabeleceram uma resistência feroz. Isto foi fundamental, pois a ilha pode ser o ponto de entrada dos Estados Unidos na Europa.

Os tempos de liderança acabaram formalmente em 1956. França e UK dominaram o Egito, que era aliado da URSS para controlarem o Canal de Suez. A URSS exigiu que se retirassem do Egito, caso contrário Londres e Paris seriam bombardeadas naquele instante. Desde então França e UK não se envolveram em guerra sem a anuência dos EUA.

Os ingleses não inventaram o rock, mas geraram os Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd e Queen. Criaram o futebol, mas só ganharam uma Copa, em 66. Depois disso a única grande contribuição para o futebol foi a criação do tal do fair play, ou jogo limpo. Mas é treta. Se o bicho pega eles dão canelada como qualquer um. Criaram o Cricket, o Rugby, o Tênis, a Fórmula I... ou seja, na guerra cultural entre França e ingleses, estes foram os grandes vencedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário