domingo, 16 de setembro de 2012

Rússia - parte 6

São Petersburgo

Com o trecho de Yekaterinburg a São Petersburgo completamos os 9700 quilômetros previstos. A essa altura do campeonato a Rússia já tinha nos conquistado. Mesmo assim pode marcar mais um golaço. São Petersburgo foi a cidade mais bonita que conhecemos até então. E ainda é carregada de história. Foi lá que se desenrolaram as batalhas que travaram o avanço da Alemanha nazista. Milhões de russos se desencarnaram ali por este motivo.

Mas a cidade está totalmente reconstruída e é incrivelmente bonita. Um centro histórico enorme, com aquelas igrejas ortodoxas lindas, parecem feitas de doces e balas, prédios muito bem harmonizados com o rio Neva e suas pontes que, de madrugada são erguidas para a passagem de grandes navios. Dentre as igrejas, vale destacar a de Nossa Senhora de Kazan, a de São Isaac e a do Sangue Derramado.

O Hermitage, antigo palácio de inverno dos czares, hoje é um museu de artes. Um dos que reivindicam o posto de maior do mundo. Para quem gosta realmente de artes plásticas seria bom reservar 2 ou 3 dias só para ele. Nós ficamos só umas 5 horas.

A cidade é tão bonita que vale a pena deixar alguns dias só para ficar caminhando pelas ruas e parques, vendo artistas de rua, vendo pessoas de todas as idades em trajes de banho espalhadas pelos gramados e ao redor do forte São Pedro e São Paulo aproveitando o sol. Isto, é claro, só no verão.

Numa dessas caminhadas encontramos uma praça onde havia uma exposição de bonecos de ursos, um dos símbolos da Rússia. Cada urso representava um país e foi pintado por um artista plástico daquele lugar. Outros ursos mostravam frases em várias línguas sobre respeito à diversidade étnica, religiosa e cultural.

Noites Brancas

Como estávamos em época de Noites Brancas, período em que durante uns 10 dias não há escuridão total nas noites, resolvemos passar de uma data para outra sem dormir. Lá pelas 0:30h saímos a perambular pela cidade. Chegamos ao rio Neva. Havia uma aglomeração enorme em uma das pontes, que estava interditada. Não programamos nada, mas era justamente o horário em que todas as pontes seriam erguidas para a passagem dos barcos e navios.

Ficamos quase duas horas só acompanhando estas manobras. Junto aos navios de carga passavam barcos onde rolavam festas, como boates. Continuamos rodando. Próximo a outra ponte um grupo enorme de malabaristas e músicos se revezavam em apresentações. Deixamos alguns rublos e continuamos. Por fim, já era umas cinco ou seis da manhã quando regressamos ao albergue. Não se pode dizer que temos dia claro durante as 24 horas, mas é possível ler um jornal sem ajuda de iluminação artificial em plena madrugada.

O Forte São Pedro e São Paulo

São Petersburgo é uma cidade que fica às margens do Mar Báltico, no Golfo da Finlândia e é cortada pelo Rio Neva. Vários canais, provavelmente artificiais, começam e acabam neste rio, o que facilitaria o transporte hidroviário pela cidade e dificultaria uma ocasional tentativa de invasão. O Forte foi construído por Pedro, o Grande, logo após tomar a cidade da Suécia. Ele deve ter funcionado bem, ou pelo menos trouxe sorte à cidade, pois nunca mais a Suécia a reconquistou.

Hoje o forte é apenas atração turísticas. Lá dentro tem igrejas, museus, restaurantes e se pode caminhar sobre as muralhas, donde se tem outra vista da cidade. Nos fins de semana o lugar fica bastante cheio, mas dá para curtir assim mesmo.