quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Rússia - parte 7

Moscou

Esta cidade sofre uma certa injustiça. É muito mais interessante do que se dá a entender. Tem várias atrações turísticas top, como o Kremlin, a Praça Vermelha e várias igrejas lindas. Dentre estas, destacam-se a catedral de São Basílio nesta praça e a Catedral do Cristo Salvador, não muito longe dali.



O conjunto das estações de metrô é algo único no mundo. São verdadeira obras de arte. É que, no início da era comunista, existia uma ideia de fazer levar para locais populares o que havia de melhor em termos de arquitetura, dando a entender que o povo tinha o mesmo direito à arte que outrora o teve a nobreza. A ideia pegou e mesmo as estações mais novas são muito bonitas. Existe até um roteiro turístico na cidade que percorre as principais estações, mas fotos não são permitidas. 

Há um incrível museu sobre a Segunda Guerra, ou Guerra Patriótica, como eles a chamam. O único problema é que está quase tudo em russo. Uma navalhada incrível, já que tudo indica que o museu tem o intuito de receber turistas estrangeiros.


É bom ficar atento a museus ou coisas do tipo que são ligados a instituições militares, como o Museu da KGB e o Bunker 42. Ambos só aceitam visitantes que chegam via agências de turismo específicas ou com visita marcada com antecedência. Só fomos descobrir isto a respeito do Bunker no portão de entrada. Demos meia volta e fomos beber cerveja no albergue deixando de fazer uma das atrações mais recomendadas porque não agendamos. 

Kremlin e Praça Vermelha

Estes dois monumentos ficam um ao lado do outro e foram símbolo da União Soviética nos tempos de Guerra Fria. O Kremlin (fortaleza) é uma área murada, onde fica a residência do presidente. Além desta casa há igrejas, museus e muitos jardins bonitos. Há também, com suas 200 toneladas o Sino do Czar, quebrado após receber água depois de ter ardido em um incêndio, e um canhão realmente grande expostos em um passeio.


No Kremlin é necessário se expor a um esquema de segurança muito forte, que proíbe bolsas grandes e as pequenas são passadas em raio-x. As regras de circulação são muito rígidas, sendo comum ouvir apitos de guardas mandando as pessoas atravessarem a rua na faixa. 

A Praça Vermelha é muito bonita e apinhada de turistas. Um dos lados é todo limitado pelo muro do Kremlin e tem vários prédios muito bonitos, além da já citada igreja. O lugar era palco de desfiles militares que tiveram imagens veiculadas no mundo todo, com direito a caminhões transportando seus enormes mísseis. Porém, talvez a sua mais importante atração seja o mausoléu de Vladimir Ilitch Lenin, para os chegados, apenas Lenin. No entanto não pudemos entrar, pois o Mausoléu estava em manutenção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário