Futebol
O Brasil pode até ser famoso pelo futebol, mas se fanatismo contasse ponto, a Turquia com certeza nos deixaria no chinelo. O clássico principal, Fenerbahçe x Galatasaray paralisa o país e é um dos mais emocionantes do mundo. É impressionante o movimento que o esporte causa no país. Além desses dois a capital tem mais 2 times grandes e cada um tem o seu estádio. Os ingressos mais baratos custam cerca de R$50,00 e mesmo assim os estádios lotam.
Craques brasileiros recheiam os grandes clubes e são contratados a preço de ouro. Renilza e eu assumimos ficticiamente a torcida dos dois principais times. Já nem me lembro quem era Galata e quem era Fener. Era só para apimentar as conversas com as pessoas. Dava certo sempre. Até tentamos ir a um jogo, mas quando soubemos dos preços dos ingressos desistimos na hora.
O dono do albergue era torcedor doente do Fenerbahçe. Numa noite ele fez um esquema de telão para assistirmos um jogo contra um time alemão. Era quase madrugada, mas mesmo assim a turma fez uma bagunça enorme para cada um dos quatro gols turcos. Mais uma vez confirmei que se o Brasil tem tantos títulos é porque somos bons mesmo, porque se dependesse de torcida, tem outras muito mais fanáticas que a nossa.
O Grande Bazar de Istambul é o maior mercado coberto do mundo. Cerca de 300 mil pessoas passam por lá diariamente. E é muito bonito e organizado. Mesmo já estando acostumado a este tipo de lugar o visitante não deve deixar de conhecer o de Istambul. Incontáveis lojas de temperos, joias, roupas brinquedos, comida e tudo o que se pode imaginar. Além disso, o interior é muito bonito e em vários pontos paramos para tirar fotos do teto, dos lustres e pilastras.
O bazar é repleto de pessoas locais, mas é comum a visita de turistas, em grupos ou independentes. Contudo, devido a um certo glamour que o espaço adquiriu, se a preocupação do cliente é fazer bons negócios, ele deve ficar bem atento porque muitas mercadorias tem os preços bem melhores em lojas que ficam do lado de fora do bazar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário