quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Turquia - parte 8

Mais Istambul

A metrópole turca não é uma cidade que se pode dar por conhecida em apenas alguns dias. Vimos bastante coisa, mas saímos de lá sabendo que poderemos voltar várias vezes e sempre vai ter coisa pra ver, nova ou antiga mesmo.

Em outros passeios que não detalhamos fomos surpreendidos várias vezes. Conhecemos o antigo aqueduto, várias praças legais, o mausoléu dos sultões, comemos milho assado e torrado, provamos o “pilau”, ou algo assim, um lanchinho de arroz, frango desfiado e grão de bico acompanhado por um iogurte salgado que, pelo gosto e pelo preço se tornou nossa refeição mais frequente. Curtimos vários artistas de rua e volta e meia nos impressionávamos com a devoção dos fiéis islâmicos.



Atravessar o Estreito de Bósforo diariamente era quase sempre emocionante. Além de estar mudando de continente, ficávamos sempre na torcida para que algum das centenas de pescadores ali fisgassem alguma coisa, o que vimos 4 ou 5 vezes. Pra quem gosta, é um lugar bom para fazer compras. Talvez nem tanto pelos preços, mas pela variedade de artigos que não é comum encontrar em qualquer lugar, principalmente cerâmicas, tapetes e outros artesanatos.

Adquirimos também uma jarra elétrica, coisa meio rara no Brasil mas muito usada na Europa para aquecer água para um chá ou café ( no nosso caso, para fazer miojo também). Resolvemos pagar um pouco mais e esperamos ter mais sorte do que tivemos com o nosso ebulidor búlgaro, que explodiu na Grécia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário