segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Iran - parte 9

Isfahan

É a terceira maior cidade do país e um dos mais importantes centros turísticos. De quebra, é perto dali que funcionam as instalações nucleares pelas quais o Iran é acusado de enriquecer urânio para a produção de armas nucleares. Mas estávamos lá para ver o que tinha de bom e não nos decepcionamos.

As pontes antigas sobre o rio Zayandeh

Bom, ao chegarmos na cidade esperávamos ver o rio assim:


Mas tive que nadar com o rio desse jeito:


Ao mesmo tempo em que foi decepcionante, não deixou de ser uma experiência. As pontes são lindas, mesmo estando o rio seco. As margens dentro da cidade são ocupadas por parques e jardins muito bonitos, que nos ocuparam por uma manhã. Na próxima vez que planejarmos ir ao Iran procuraremos saber qual a época em que é garantido encontrar o rio com água. Se nós que só queríamos umas fotos legais ficamos tristes, imagine quem depende desta água para manter a sua rotina?


A Praça de Naqsh-e Jahan

A Praça de Naqsh-e Jahan (ou Meidan Emam), colada numa das bordas do mercado é considerada uma das maiores e mais bonitas do mundo. Os caras realmente capricharam. Ao sul é dominada pela imensa mesquita Shah. A oeste, perto da mesquita Shah encontra-se o Palácio de Ali Qapu. A Mesquita de Sheikh Lotf Allah situa-se no lado leste da praça e o lado norte abre através do Grande Bazar de Isfahan. Os lados leste e oeste além das construções principais são marcados pelas dezenas de arcos. A praça tem no miolo fontes e jardins que completam o complexo.


Ainda em Isfahan conhecemos seu grande Bazar e mais mesquitas, que compõem um grande patrimônio cultural e arquitetônico.. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário