quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Polônia - parte 3

Bairro Judeu

Algo comum nas cidades turísticas europeias é a oferta de tours guiados grátis. Funciona assim: o guia oferece e divulga um tour, a ser feito a pé em hora marcada, geralmente por uma região da cidade, passando por monumentos e locais de interesse. Os turistas se apresentam e a caminhada começa com o guia dando as explicações sobre os locais. Ao fim do passeio, os turistas dão gorjetas nos valores que julgarem justos, ou mesmo não dão nada. A prática tem me parecido ser boa tanto para os turistas quanto para os guias.

Fizemos um passeio desses pelo bairro Judeu de Cracóvia. Passamos em várias sinagogas, praças, um cemitério e outros locais. A menina, uma simpática jovem que tem neste tipo de trabalho uma segunda fonte de renda, é muito paciente e prestativa, dando ótimas explicações. Ela disse que o interesse turístico pela cidade e principalmente ao bairro judeu cresceu muito após o filme “A Lista de Schindler”. A Cidade de Cracóvia é um dos principais cenários para o filme. Segundo a jovem, o bairro judeu estava praticamente abandonado. Ela mostrou uma casa, restaurada, e que valia uma grana preta, que ela se lembrava em sua infância de passar por ali e ver a casa ainda com marcas de tiros da época da Segunda Guerra.


Nesta praça, onde foram colocadas várias cadeiras como monumentos, se passava algo muito cruel: na Segunda Guerra, já no período em que os judeus eram enviados para campos de extermínio (Solução Final da Questão Judáica), era dito nos guetos de judeus, que um trem os levaria para uma região onde eles ganhariam terra. Naquela praça funcionava a estação, onde os judeus esperavam, cheios de esperanças a chegada do trem. Mas na verdade, eles eram levados para serem exterminados em câmeras de gás. As cadeiras simbolizariam esta esperança inútil, já que tudo era mentira.

3 comentários:

  1. Eu já tinha visto alguma coisa assim, acho que no "O menino do pijama listado". Muito triste mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Renilza, td bem?
    Imagino que vc e o Ricardo devem estar mt bem. A Renilda me falou do blog de vcs em julho e desde então tenho passado por aqui. Tenho gostado mt. Dá para aprender mts coisas e ficar "viajando" nas histórias.
    Bjs no casal.
    Gilsiane

    ResponderExcluir
  3. Cara Culto é outra história. Além de usar expressões como "Não obstante" me solta uma alusão à "Questão Judaica"... Queria ser assim...

    ResponderExcluir