sábado, 20 de outubro de 2012

República Checa - parte 2

Praga

Esta cidade com certeza figura entre as mais bonitas do mundo. Desde a década de 90 se firmou como um dos principais destinos da Europa. Os turistas são vistos pelas ruas em multidões. A Ponte Carlos, o enorme e bem preservado centro histórico, o rio com as eclusas, monumentos, igrejas, etc, realmente garantem a alegria do turista. Além disso, se pode comer muito bem por bons preços. 















O albergue

O albergue Ujezd funciona só no verão, alta temporada. Trata-se de um ginásio de esporte onde são colocadas camas e armários e improvisada uma sala de estar. Muito interessante a proposta. Em uma quadra eles abrigam cerca de 70 pessoas. O preço é baixíssimo: menos de 10 dólares a diária por pessoa. Depois de termos ficado em um albergue ex-igreja na Escócia, não era de se estranhar.



Mendigos de Praga

Esquisitaços os mendigos de Praga. Eles usam blusas com capuz, ficam ajoelhados e com os cotovelos apoiados no chão segurando o copo para as moedas. Olham para baixo, para dificultar vermos seus rostos e, sempre, tem um cachorro grande. Achamos que os cachorros são para evitar serem atacados. Muito estranho. E eles são muitos.



Parque Petrin

Nosso albergue ficava aos pés do morro que abriga este parque. Lugarzinho agradável, bem arborizado, com uma própria “torre Eiffel”, áreas para piquenique, etc. Chegamos lá e subimos na torre e tivemos a melhor vista da cidade. Descemos e entramos no labirinto de espelhos. Que lugar legal! A gente fica gordo, magro, com perna curta. O chato é que fica cheio de criança atrapalhando a gente. Terminadas as atividades descemos para a cidade numa espécie de trenzinho puxado por cabos.





Castelo

Esta é a principal atração da cidade. Sua construção teve início no século XI e segundo o Guiness, é o maior castelo do mundo. Atualmente serve de residência presidencial. Lá dentro tem uma enorme e muito bonita igreja, a Catedral de São Vito. Os vitrais são de beleza insuperável e alguns deles, ao serem atravessados pela luz do sol formam figuras impressionantes. Tem também, dentro do castelo um convento de São Jorge, uma estátua dele espetando a barriga de um dragão com uma lança. E não é só isso: tem o Palácio Lobkowicz, que abriga um museu, a Torre Dalibor, um enorme jardim, plantação de uva e vários cafés, restaurantes, lojinhas de artesanatos, etc.



Ponte Carlos

Hoje é apenas uma entre várias que ligam a cidade velha e as adjacências, mas durante séculos foi a única via existente para isto. Sua construção teve início em 1357. Hoje é usada apenas por pedestres, artistas de rua, turistas e mendigos. Lá vimos uma das mais bonitas apresentações de artistas de rua durante a vigem. Três rapazes executando "Nothing else matters", do Metálica. A ponte é toda decorada com dezenas de estátuas de santos, Jesus e patronos.


Um comentário:

  1. E quem diria que na Rep. Checa há a cidade da Pilsen.... Imagina eu morando lá...

    ResponderExcluir