sábado, 13 de outubro de 2012

Polônia - parte 6

Wroclaw

Concluímos que a próxima cidade na Polônia tinha que ser, de preferência pro rumo da República Tcheca, nosso próximo país. Assim, escolhemos Wroclaw. É uma cidade universitária com 640 mil habitantes. Possui um centro histórico que pede de 1 a 2 dias para ser bem percorrido. De lá também saem tours para Auschwitz. Mas como já tínhamos ido lá, ficamos três dias batendo perna por Wroclaw mesmo.


Conseguimos um hotel muito bom em uma promoção, que ficou pelo preço de albergue. Ali assistimos a abertura dos jogos olímpicos, usamos e abusamos da banheira e ficamos a toa, plagiando nosso amigo Wagner, em retiro olímpico.

A cidade antes da Primeira Guerra era da Alemanha, que foi obrigada a entrega-la para a Polônia como indenização. Na Segunda Guerra, foi toda destruída e saqueada quando os russos a tomaram da Alemanha. Mas não há sombra disso lá. É uma cidade vibrante, com muitos bares, restaurantes e uma vida cultural intensa. Mas para aproveitar bem isto, é preciso visita-la no período de aulas das Universidades. Não foi o nosso caso.

Em vários pontos da cidade se encontram estátuas reduzidas de simpáticos anões. Se trata de uma referência a um movimento cultural anti-comunista, de um grupo conhecido como Laranja Alternativa. Wroclaw foi uma boa despedida da Polônia, que nos recebeu e nos tratou muito bem.


4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Foi postado depois de Israel. No post tem o esclarecimento. Clica no marcador Polonia que está na lista de marcadores do lado direito.

    ResponderExcluir