sexta-feira, 19 de outubro de 2012

República Checa - parte 1

República Checa

Ainda não havíamos recuperado nossos cartões de crédito, mas um amigo viria para a França e traria novos cartões para a gente. Então, tínhamos que nos deslocar no sentido de facilitar as coisas para a ida à França. Partimos de Wroclaw para Praga. Esperávamos na República Checa ver cidades bonitas, comer e beber bem (Pilsen é uma cidade e Bohemia uma região checas).

Um pouco de história

O país é composto hoje por duas regiões, Morávia e Bohemia. Esta já foi um reino promissor, que acabou caindo nas mãos do Império Austro-Húngaro. Da confusão da Primeira Guerra, os Checos se uniram aos Eslovacos e criaram uma nação independente, a Tchecoslováquia, em 1918.

Nas vésperas da Segunda Guerra a parte Checa foi anexada pela Alemanha e a Eslováquia se separou. Ao fim do conflito as duas nações voltam a se unir (parecendo certos casais de namorados...). Porém, o país ficou sob forte influência soviética e acabou sendo invadido por tropas deste país em 1968, quando tentava implementar reformas políticas (Primavera de Praga) que não agradaram aos russos.

Houve incontáveis protestos e até suicídio de estudantes, mas o país não ofereceu nenhuma reação militar, evitando um enorme massacre. Lembremos que em 1968 os Estados Unidos estavam afundados até o pescoço na lama do Vietnam e a URSS teria muita facilidade em promover um massacre na frente das câmeras, já que o rival massacrava milhões de asiáticos. O país ficou ocupado pelos russos até 1990.

Até o momento dentre os países que visitamos foi onde sentimos que havia maior ressentimento contra o Comunismo.

Em 1989, a Checoslováquia recuperou a liberdade por via de uma "Revolução de Veludo" pacífica. Mais ou menos assim: o povo protestava muito, de forma pacífica. O Comunismo se derretia pela vizinhança. O presidente não esperou para ser deposto e humilhado e deu um jeito de entregar o poder. Em 1993, o país separou-se em dois pacificamente, resultando em países independentes: República Checa e Eslováquia.

A República Checa é um país bastante próspero, com 99% de alfabetização, excelente índice de mortalidade infantil e IDH elevado. O tipo de cerveja mais popular do mundo, a Pilsen, é, na verdade a tentativa de copiar uma cerveja que foi desenvolvida na cidade de Pilsen, e que recebe seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário