sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Polônia - parte 4

Mina de Sal de Wieliczka

Acordamos cedo e iniciamos uma caminhada. Alguns quilômetros dentro de Cracóvia e mais outros por auto-estrada. Depois de 12 km estávamos na Mina de Sal de Wieliczka. A mina entrou em operação em 1290 e foi durante muito tempo a maior fonte de divisas da Polônia. Ficou em operação até a década de 1990. Mas a mina já é um destino turístico desde o século XIX, e mesmo antes disso era alvo da curiosidade de muitos.


Até Nicolau Copérnico, já esteve lá e ganhou um monumento em sua homenagem. Estiveram também outras celebridades, como Goethe, Bill Clinton, Humboldt, o Papa João Paulo II e muito mais. Tem várias capelas dentro da mina, além de salões onde equipamentos que foram usados em diversas épocas contam um pouco da história da atividade mineral. Também é possível ver lustres feitos com cristais de sal e esculturas esculpidas por funcionários da mina.

Num dos salões pude mostrar um pouco do que sei sobre operações de mina.


A mina está muito bem organizada tanto para passeios quanto como um verdadeiro museu, onde se pode aprender um bocado da história da Polônia. É patrimônio da Unesco desde 1978 e recebe a visita de mais de um milhão de pessoas todos os anos.

2 comentários: