domingo, 21 de outubro de 2012

República Checa - parte 3

Cesky Krumlov

É uma cidadezinha muito bonitinha que fica no Sul da Bohêmia. No vale entre duas montanhas se formou uma área plana, onde o Rio Moldava passa fazendo um zigue-zague muito acentuado. A cidade foi construída nesta planície. As curvas do rio deixam o turista desorientado. Que é legal é. A cidade tem por volta de 700 anos. Tem um castelo bonitinho, com um urso de verdade na entrada.


Cortando a cidade o rio é cheio de passagens de nível. A cada cerca de 300 metros há uma represa. Em uma parte da represa há uma rampa por onde caiaques, botes e boias podem passar. Alugamos um bote e fomos descendo o rio. Nos pontos onde o risco de o bote virar é maior (e a toda momento tem um barco virando) fica lotado de gente nas margens, para apreciar os tombos. Fomos bem. Apenas em uma das decidas o nosso bote perdeu a direção e chegou na parte de baixo de lado. Mas não tombamos e fomos até aplaudidos.


Saída do país

Apesar da beleza do país, talvez o dia mais emocionante foi o da partida. Renilza montou uma rota aproveitando apenas transporte público de ônibus pulando de cidadezinha em cidadezinha. A sequência foi a seguinte: Cesky Krumlov, Cesky Budejovice, Klatovi, Pilsen, Bor e Rosvadov. Esta última fica a 7 km de Waidhaus, já na Alemanha.

Decidimos pernoitar em Rozvadov e fazer a travessia no dia seguinte, já que chegamos lá no final do dia. Essa ideia de chegar à fronteira da Alemanha utilizando transporte local nos fez economizar alguns euros, mas gastamos praticamente o dia inteiro nessa brincadeira. Mas aproveitamos a paisagem e o contato com os checos fora das áreas turísticas, o que foi bem melhor.

Rozvadov, pelo que vimos vive da jogatina e da prostituição. Cidadãos alemães com poder aquisitivo muito maior que os checos cruzam a fronteira para terem um pouco de farra a baixo custo. Como o dia foi longo e o seguinte não seria diferente, apenas jantamos, trocamos nossas últimas coroas checas por euros e fomos dormir.

Um comentário:

  1. Além de Pilsen e Bohemia, outras coisas interessantes... Qualquer coisa definitivamente me pudo para a rep. Checa.

    ResponderExcluir