segunda-feira, 27 de agosto de 2012

China - parte 11

O Zoo de Beijing

Tendo tempo, não perca esta atração. Se trata de um zoológico muito bom, dotado de um ótimo aquário e apresentações de golfinhos, leão marinho, etc. A estrela é o panda gigante. Um dos símbolos do país que está seriamente ameaçado de extinção. Mas o país tem trabalhado forte para evitar isto. Tem no aquário duas belugas que ficam brincando com uma bola e que produzem um som altíssimo, que chega a incomodar. Além dessas feras, leões, tigres, elefantes e todo bicho que interessa tá presente. Até galinha lá tem.


Vila Olímpica

Em 2008 a China, além de ter sido grande vencedora dos Jogos Olímpicos com o maior número de medalhas de ouro impressionou o mundo também com as belas construções para os jogos. O Estádio Ninho do Pássaro se tornou uma atração turística e a seu lado está o Cubo D’água, outra construção muito charmosa.


Indústria

No segundo trimestre de 2012, quando estivemos na China o país apresentou crescimento de 7,4%. Para qualquer país do mundo isto seria um verdadeiro milagre econômico, mas se tratando da China, isso é entendido praticamente como uma recessão. Crescimentos acima de 10% foram rotina nas últimas décadas. O crescimento das economias de vários países depende em larga escala da economia chinesa. Fato é que, por onde quer que se ande, para onde se olhe o que se vê é um imenso canteiro de obras. Cidades são construídas do nada. A malha ferroviária, que já é muito abrangente em alguns pontos passa por duplicação. As pessoas trabalham muito. Em hotéis a gente encontra a noite o mesmo funcionário que nos atendeu pela manhã. Na construção civil a mecanização é largamente aplicada. Em consequência, é fácil ver que o chinês está orgulhoso do país. Em algumas décadas está projetado que a China será a maior economia do mundo. Não é para a gente ficar surpreso, afinal eles tem recursos, área, são trabalhadores e são uma ditadura, o que torna as decisões envolvendo economia mais fáceis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário