terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Nicarágua - parte 2

León

Uma cidade bonitinha. As casas são todas pintadas com cores vivas. As igrejas um dia foram bonitas, mas hoje pedem de joelhos uma demão de tinta. A praça central estava em reforma, mas por cima das tábuas que a isolavam, deu para ver que é um lugar legal. Em alguns pontos há excelentes grafites contando parte da história do país. Um pequeno memorial do movimento guerrilheiro sandinista vale uma visita.

Chegamos a León sem reserva em hotel, pois Pretinha havia pesquisado e viu que os hotéis da cidade não estavam cheios. Primeiro almoçamos e depois encontramos um bom albergue. Ali conhecemos a Marú, uma simpática arqueóloga chilena que viajava há alguns meses pela América Latina. Ela tinha histórias ótimas para contar e passamos vários dias juntos. Uma ótima vantagem de andar com ela era que ela realmente buscava fazer uma viagem barata e tinha mais facilidade do que a gente para negociar com todo mundo.

Las Peñitas

Tiramos um dia para irmos à praia, porque ninguém é de ferro. Na verdade aproveitamos que a Marú já havia planejado tudo e fomos com ela. Encaramos apenas um ônibus de cerca de 1 hora e estávamos em Las Peñitas, um povoado pequeno, com algumas pessoas vivendo da pesca e outras do pequeno fluxo de turistas.

A praia, no oceano pacífico tinha a água quentinha estava praticamente deserta. Mas ao sairmos da água, a caminho de um restaurante vimos uma tartaruga gigante morta sendo banqueteada por urubus. Depois vimos outras. Uma pena. Torcemos para que fosse um acontecimento natural, mas saímos de lá sem muita certeza, pois nas lagoas onde elas estavam havia um fluxo razoável de barcos e elas poderiam ter se ferido em contato com suas hélices.

Esquecemos das tartarugas e almoçamos por lá mesmo. No início da tarde voltamos para León.